terça-feira, junho 05, 2007

"Iraq tryptich"

Londres, 4 jun (EFE) Um grande quadro desenhado em carvão e em forma de tríptico (painel dividido em três partes) que mostra o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e a sua esposa Cherie, nus no momento em que são "expulsos" de sua residência oficial do número 10 de Downing Street, é uma das peças centrais da exposição anual de verão (hemisfério norte) da Royal Academy of Arts londrina.

O tríptico - que recebeu o nome de "Iraq tryptich" - mede 4,5m por 1,5m e é um manifesto sarcástico contra a decisão do líder trabalhista de ingressar seu país na Guerra do Iraque, principal causa da queda de sua credibilidade e popularidade nas pesquisas.

No painel central do tríptico, Blair e sua esposa aparecem nus e de frente tapando as partes íntimas, enquanto abandonam sua residência oficial, como se fossem Adão e Eva sendo expulsos do Paraíso.

O painel esquerdo mostra um soldado britânico batendo de forma selvagem com um cassetete em civis iraquianos indefesos enquanto no direito há uma pilha de cadáveres e pedaços de corpos junto ao escritório oficial do primeiro-ministro.

O artista e membro da Academia, Michael Sandle, de 71 anos, apresentará oficialmente sua obra, que ganhou o prêmio Hugh Casson de desenho, na próxima quarta-feira, quando a exposição anual vai ser inaugurada.

"Não ia apresentar nada este ano, mas no final apresentei, porque estava furioso com Blair", disse Sandle, que critica o fato do primeiro-ministro não ter remorsos da participação britânica no Iraque "porque tem certeza de que fez o que devia".

Blair é o primeiro-ministro do Reino Unido mais intervencionista dos últimos cem anos ao ter enviado tropas para os conflitos de Serra Leoa, Kosovo, Iraque e Afeganistão.

Nenhum comentário: