quinta-feira, janeiro 29, 2009

Diretor da Agência de Energia Atômica cancela entrevista à BBC

da Folha de S. Paulo


O egípcio Mohamed El Baradei, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), um organismo da ONU (Organização das Nações Unidas), cancelou nesta quarta-feira (28) entrevista que daria para a emissora pública britânica BBC.

Foi o mais recente de uma onda de protestos contra a decisão da emissora de não levar ao ar anúncio produzido pelo Comitê para Desastres de Emergência britânico, formado por 13 ONGs e instituições humanitárias, para arrecadar fundos para os palestinos feridos e desabrigados na ofensiva israelense em Gaza.


A BBC argumenta que visou manter sua "imparcialidade" em relação ao conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas. No Reino Unido, a Sky News, emissora de Rupert Murdoch, também não veiculou o anúncio, que mostra cenas fortes do sofrimento de civis em Gaza.


El Baradei disse que cancelou sua entrevista por acreditar que a recusa "viola as regras da decência humana básica". A BBC disse "lamentar" a decisão e informou ter recebido mais de 11 mil queixas. Nesta quarta-feira, 110 parlamentares britânicos endossaram moção contra a rede.


O Comitê para Desastres de Emergência, que inclui grupos como a ONG Oxfam e a Cruz Vermelha, pedira na semana passada às emissoras que divulgassem o apelo --o que foi feito por várias emissoras privadas. A BBC é uma emissora pública nacional, que não aceita publicidade em sua programação, mas já mostrou apelos humanitários outras vezes.


O vídeo foi veiculado na segunda-feira à noite e arrecadou, até esta quarta-feira, US$ 1,4 milhão. O governo israelense tem se mantido fora da questão.

Nenhum comentário: