quarta-feira, julho 30, 2008

Milhares de sérvios protestam contra prisão de Karadzic

"Boris Tadic [o presidente da Sérvia] e seu governo deveriam estar envergonhados, pois eles prenderam o maior herói da Sérvia" [Sveto Lucic, um dos fundadores do SDS]


Sarajevo, 26 jul (EFE)
- Milhares de pessoas protestaram hoje em várias cidades servo-bósnias contra a detenção do ex-presidente e suposto criminoso de guerra Radovan Karadzic, detido na última segunda em Belgrado.


A maior concentração de manifestantes, de até duas mil pessoas, foi registrada na localidade de Pale, cerca de 30 quilômetros ao sudeste de Sarajevo, onde vive a família de Karadzic e onde o ex-líder viveu durante a guerra (1992-1995).

Muitos manifestantes levavam camisetas com fotos de Karadzic e mostraram bandeiras sérvias e cartazes com fotos do ex-presidente servo-bósnio.

O protesto foi organizado pelo nacionalista Partido Democrático Sérvio (SDS), fundado por Karadzic em 1990, apesar de seu nome ter sido apagado da lista de membros em 2001 por causa das fortes pressões da comunidade internacional.

O atual líder do SDS, Mladen Bosic, declarou que o protesto é "uma oração por Karadzic e pelas vítimas desta incrível caça por este homem" e denunciou as pressões que a família do ex-líder sofreu enquanto ele se escondia da Justiça internacional.

Pale, 26 jul (Correio Braziliense) - Milhares de sérvios da Bósnia participaram neste sábado (26/07) de manifestações em várias cidades da Republika Srpska (RS), a entidade sérvia da Bósnia, em apoio a seu antigo líder, Radovan Karadzic. Os manifestantes acenderam velas ao término de marchas pacíficas organizadas pelo Partido democrático da Sérvia (SDS), fundado por Karadzic.

Lideradas pelo atual líder do SDS, Mladen Bosic, cerca de 2 mil pessoas se reuniram em Pale, perto de Sarajevo, feudo de Karadzic durante a guerra da Bósnia, que devastou esta ex-república iugoslava de 1992 a 1995. Os manifestantes carregavam fotos de Karadzic e faixas com a inscrição "herói sérvio". Alguns vestiam camisetas com retratos de Karadzic e do ex-chefe militar Ratko Mladic.

Bosic foi visitar Karadzic na prisão esta semana. O ex-dirigente sérvio-bósnio foi preso na noite de segunda-feira em Belgrado. "O objetivo desta manifestação é expressar nosso apoio a Karadzic, que salvou os sérvios nesta região", declarou Sveto Lucic, 76 anos, um dos fundadores do SDS. "Boris Tadic (o presidente da Sérvia) e seu governo deveriam estar envergonhados, pois eles prenderam o maior herói da Sérvia", acrescentou.

Cerca de mil pessoas também se manifestaram nas ruas de Banja Luka, capital dos sérvio-bósnios. Na manhã deste sábado, o responsável por uma associação de ex-prisioneiros de guerra sérvios anunciou que seus membros estão dispostos a testemunhar em favor de Karadzic. "Queremos defender a verdade, reconhecendo que os sérvios muçulmanos e os croatas também sofreram durante a guerra", disse Slavko Jovicic, também deputado no Parlamento bósnio.

Radovan Karadzic e Ratko Mladic são considerados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia os principais responsáveis pelo genocídio de Srebrenica, no leste da Bósnia, onde quase 8.000 homens e adolescentes muçulmanos foram mortos em julho de 1995. Foi o pior massacre cometido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Mladic ainda está foragido.

Belgrado, 22 jul (Correio Braziliense) - A polícia sérvia dispersou nesta terça-feira (22/07) um grupo de cem nacionalistas reunidos no centro de Belgrado para protestar contra a prisão do ex-líder político dos sérvio-bósnios, Radovan Karadzic.


Os manifestantes, sobretudo membros da organização de extrema-direita Obraz, gritavam "traição" assim como os nomes de Karadzic e de seu braço militar, Ratko Mladic, ainda fugitivo e acusado pela justiça internacional de genocídio pelo massacre de Srebrenica. O grupo atirou pedras na polícia, na rua de pedestres Knez Mihailova.

Dezenas de policiais da tropa de choque tomaram posição nas grandes avenidas e na praça mais importante da cidade, para evitar novas concentrações.

Um correspondente da AFP viu entre os manifestantes os líderes ultranacionalistas, Aleksandar Vucic, do Partido Radical Sérvio, e Luka Karadzic, irmão de Radovan.

Karadzic, de 63 anos, um dos fugitivos mais procurados do mundo, foi detido segunda-feira pelos serviços secretos sérvios, 13 anos depois de sua acusação pela justiça internacional.


IMAGENS DE BELGRADO [FoNet]
Clique para ampliar

26/07/2008

27/07/2008



28/07/2008
29/07/2008




30/07/2008

VÍDEO DE BELGRADO [B92]

YouTube

Obs: E a "indefesa" polícia sérvia, nada de efetivo pôde fazer...

Nenhum comentário: