RIO - Pela primeira vez na História, um país árabe nomeou uma mulher judia como embaixadora. Houda Ezra Nonoo, de 43 anos, será a representante do Bahrein em Washington, capital americana. O decreto da nomeação foi assinado pelo rei Hamad Ibn Isa Al-Khalifa, informou nesta quinta-feira o jornal "Haaretz".
Houda é a atual presidente da Sociedade de Direitos Humanos do Bahrein e foi recentemente eleita para o Parlamento, apesar da pequena comunidade judaica no país do Golfo Pérsico.
A família de Houda é originária do Iraque. No século XIX, os antepassados emigraram para o Bahrein. Em 1948, após a criação de Israel, muitos familiares deixaram o Bahrein e seguiram para o país recém-fundado. Os pais de Houda, que ainda não era nascida, resolveram ficar.
A nomeação de Houda está sendo descrita por especialistas em Oriente Médio como uma amostra dos crescentes esforços do governo de Bahrein para incluir mulheres e minoria religiosas no processo político e uma indicação de que o país está considerando seriamente as preocupações dos EUA quanto a democracia e a igualdade no reino árabe.
Fonte: O Globo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário