sexta-feira, agosto 31, 2007

"Baghdad Burning"

Blog de jovem iraquiana vira peça em Edimburgo

O blog anônimo Baghdad Burning (Bagdá em Chamas), escrito por uma jovem mulher iraquiana, virou peça de teatro.

Durante os três últimos anos, a autora de 25 anos, que utiliza o pseudônimo Riverbend, tem escrito um blog diário sobre a vida na capital do Iraque, Bagdá.

Ela fala sobre seu amor pelo país e seu povo, a devastação e o conflito, assim como sobre seus medos em um momento em que extremistas parecem estar tomando conta da cidade.

A adapatação do blog, que está sendo apresentada no Festival Fringe, em Edimburgo, é interpretada pelo grupo Six Figures Theatre Company, de Nova York.

Palmeiras

Cinco atores interpretam diferentes aspectos da personalidade de Riverbend.

A diretora Kimberley Kefgen, que co-adaptou Baghdad Burning, disse que eles tentaram ser fiéis ao espírito do diário na Internet.

"É uma história que não estava sendo ouvida", disse ela à BBC.

"Estávamos muito interessados em trazer à vida vozes que não estavam sendo ouvidas de outras formas."

Ela contou que houve vários desafios na adaptação para o palco de um trabalho que não estava escrito.

Do grupo de cinco atores - composto por quatro mulheres e um homem - um tem família no Iraque.

"Eu sei bastante sobre o custo pessoal e os problemas", disse Heather McCutcheon.

Ela acrescentou que a cobertura da mídia sobre o sofrimento no Iraque levou a um grau de apatia por parte do público em geral.

"O interessante em teatro é que ele cria uma viagem artística e um tanto quanto espiritual para os espectadores", disse ela. "Não é apenas cobertura jornalística."

Há uma passagem no blog em que Riverbend descreve sua raiva ao ver as forças dos Estados Unidos arrancando palmeiras e fala sobre o significado das árvores na cultura iraquiana.

Natureza humana

"Por alguma razão, olhos e ouvidos do Ocidente quase conseguem simpatizar mais com uma palmeira sendo cortada do que com mais um corpo - o que é uma vergonha", comenta Heather.

"Porém é o dom do teatro que está permitindo que a natureza humana seja alcançada."

A diretora da peça disse que foram selecionados trechos variados do blog, mas ressaltou que havia várias linhas principais.

"Você vê a vida de Riverbend como uma jovem mulher, educada e que trabalha e o quê esta jornada tornou-se nos três últimos anos no Iraque", disse Kefgen.

"Apesar de ela ser totalmente contária à ocupação, ela nunca perde sua bondade; ela nunca perdeu sua necessidade de equilibrar as coisas."

A peça foi escrita sem a contribuição de Riverbend, mas Kefgen disse que ela deu sua aprovação à produção.

"Nós realmente estávamos desconfortáveis sem sua aprovação", disse a diretora. "Por isso enviei um último e-mail na noite anterior à estréia."

"Ela respondeu no dia seguinte. Disse que estava emocionada que isto estava acontecendo e nos desejou boa sorte. Ela realmente nos deu muito apoio."

Um comentário:

Anônimo disse...

Bagadade é a terceira cidade santa para os Bahá'ís.
Certamente que a paz voltará ao Iraque.