terça-feira, junho 26, 2007

Andrei Nekrasov

Alguns trabalhos do diretor russo:

2007:
A Rebelião: O Caso Litvinenko
2004:
Disbelief
2000:
Children’s Stories (realizado na Chechênia)

Disbelief - Sinopse


A explosão de uma bomba num prédio residencial em Moscou, com conseqüências fatais, incita uma série de questões sobre terrorismo e intriga pós-soviética. Um documentário sobre a nobre arte da decepção política, sobre violência e tragédia humana. O bombardeio do dia 9 de setembro de 1999 foi rapidamente atribuído a terroristas chechenos, mas realmente foi deles a responsabilidade? Ou será que o serviço secreto russo lhes atribuiu a autoria para aumentar a insegurança nacional e justificar o subseqüente ataque militar na recém-formada república da Chechênia?

6 comentários:

João Moutinho disse...

Como é evidente uma qualquer guerra e´uma tragédia. mas não fica a a quem quer que seja a justificar os ataques qus os terroristas fizeram e tentaram fazer na Rússia.

Anônimo disse...

Os terroristas são os russos, não os chechenos... Beslan foi exceção; a tortura russa é prática sistemática.

Anna Politkovskaia que o diga... Onde está ela agora?

Alexander Litvinenko?..

Vida longa à Andrei Nekrasov!

Anônimo disse...

Anónimo,
O exército russo pode usar técnicas terroristas e o seu Estado estará longe daquilo que idealizamos como Democracia mas isso não justifica as acções terroristas levadas a cabo em nome de uma Chechénia independente.
O que se passou no teatro de Moscovo é algo que nos deverá fazer, cidadãos do mundo e gente de bem, sentir-mo-nos solidários com o comum dos moscovitas.
Mais tarde ocorreu um assalto a uma escola. Nada disto se justifica - e certamente não representa a Santa Palavra do Mensageiro de Deus.

Anônimo disse...

João,

Sim, sobre a escola, me referi no comentário anterior (Beslan): exceção, e uma exceção condenada.

"Líder checheno promete julgar Basayev por massacre de Beslan"
http://br.groups.yahoo.com/group/boletimislamicchat/message/1066

Sobre o teatro, a culpa pela tragédia não foi dos chechenos (quer dizer, um grupo desesperado que não encontrou outra maneira de forçar o governo russo a negociar). Quem usou o gás que matou os 129 reféns?

Sinto muito pelos civis do lado russo, mas será que eles ligam para o que acontece com os civis chechenos?

O Putin manipula descaradamente... Veja bem, o doc do Nekrasov é sobre isso! Uma coisa é os chechenos lutarem por sua legítima independência, outra é o governo russo matar russos e colocar a culpa nos chechenos...

João Moutinho disse...

Anónimo,
Não sei se estou a falar com o autor do blog ou alguém que se identifica como tal.
Mas para já vejo que há vontade de dialogar.
No caso do teatro parece-me demasiado forçado querer atribuir as culpas às autoridades russas.
Todos os povos têm direito a reivindicar a sua independência mas há formas que jamais serão legítimas.
Por outro lado, é contraproducente um muçulmano mostrar simpatia com grupos terroristas - que não estou a dizer que é o caso.

Anônimo disse...

Oi João,

Sim, o diálogo é muito importante =]

Me desculpe por não tê-lo retornado antes.

Concordo sobre o terrorismo, não há nada na religião islâmica que possa justificá-lo, e um muçulmano que o apóia está cometendo um pecado muito grave.

Mas sobre a Rússia, além do doc, sugiro também:

- O livro da Anna, Um Diário Russo, de 360 páginas.

- O livro Morte de um dissidente: O envenenamento de Alexander Litvinenko, de Alex Goldfarb e Marina Litvinenko, quase 500 páginas.

- O livro do próprio Livtinenko em parceria com o historiador russo Yuri Felshtinsky, Blowing up Russia: Terror from Within, 278 páginas. Está disponível no eMule para baixar (em inglês), com 1.19 MB.

Salaam (paz)