segunda-feira, janeiro 15, 2007

An Other Cup




Daniel Buarque, do G1, Em São Paulo

É possível que "An other cup" já estivesse pronto na cabeça de Yusuf Islam desde a época em que ele ainda se chamava Cat Stevens e era um dos nomes centrais da música pop mundial. Isso aconteceu há quase 30 anos, quando ele abandonou sua bem-sucedida carreira, deixou seu nome cristão, adotou o islamismo, deixou a música de lado e se tornou persona non grata nos Estados Unidos por críticas públicas à política internacional do país.

Depois de todo este tempo, ele volta com nome novo, mas a voz continua a mesma. "An other cup" soa na mesma linha de tudo o que Stevens fez para deixar sua marca na música mundial, com a mesma competência instrumental e vocal em arranjos inconfundíveis, que poderiam estar em qualquer das outras gravações históricas dele.

Canções pop simples, com toques de folk music e tocadas ao violão, melodias agradáveis, divertidas, mas não pegajosas. Tudo como em "Back to earth", de 1978, último álbum lançado por ele, em que dava continuidade ao sucesso de discos como "Tea for the Tillerman" e músicas célebres como "Father and son" e "Wild world", tão reeditadas nas coletâneas que as gravadoras lançam regularmente.

A grande diferença, especialmente em relação a sua última gravação, é que em vez de letras em que o autor parece procurar o sentido da vida, em "An other cup", a religião parece dar conforto a quem canta a paz, a felicidade, as coisas simples como um passeio pelo parque ou uma xícara de chá.

É natural que a volta encare a crítica de que se trata de um som datado, perdido no tempo. A ligação religiosa de Yusuf Islam, entretanto, já o fez abandonar a vida de riqueza e luxo, e oferece o alívio de não ser apenas um caça-níquel. O som realmente parece ser de uma outra época, mas é uma bela celebração de uma juventude dedicada à música pop. O reencontro de Yusuf Islam, ou Cat Stevens, tanto faz com a música é algo que só pode ter resultados positivos.

Um comentário:

Fu'aad disse...

Achei o blog por acaso. Esse cd do Yusuf Islam é realmente ótimo.

Wa-salaam