Maestro Daniel Barenboim, agora cidadão israelense e palestino
Regente chega a SP para série de concertos e critica intervenção americana na luta entre Israel e Palestina
João Luiz Sampaio
Naturalizado israelense, Barenboim recentemente recebeu a cidadania palestina em reconhecimento à sua luta pela união dos dois povos, encarnada na criação, ao lado do pensador árabe Edward W. Said, do projeto Divã Ocidental-Oriental, orquestra formada por jovens músicos israelenses e árabes.
“A questão é muito simples, há duas opções: ou vivem todos juntos em um só Estado ou se criam dois Estados com fronteiras abertas. Não há outro caminho possível para a convivência”. Barenboim está em São Paulo para uma série de concertos em que vai comandar a Staatskapelle de Berlim, na Sala São Paulo. A primeira apresentação ocorre no domingo, parte da temporada da Sociedade de Cultura Artística.
Fonte: Estadao.com.br
**************
Programa: Dia 25 — Wagner: Abertura de Os Mestres Cantores de Nurembergue; Prelúdio e Liebestod de Tristão e Isolda; dia 26 — Schönberg: Cinco Peças para Orquestra; Bruckner — Sinfonia n° 8; dia 27 — Schönberg: Variações para Orquestra.
Por que ir: Aliando uma técnica de regência impressionante a profundo entendimento das partituras, Daniel Barenboim, um dos músicos mais completos da atualidade, é a grande atração da temporada erudita de 2008.
Preste atenção: Na sonoridade luxuriante e afi nação impecável da Staatskapelle Berlin, uma das melhores orquestras de ópera do planeta, liderada por Barenboim desde 1992.
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/n°, São Paulo, SP, tel. 0 /++/11/3337-5414). R $ 90 a R $ 160. Quando: Dia 25, às 19h. Dias 26 e 27, às 21h.
Ouça: Symphony n° 9 (Warner Classics), com a Staatskapelle Berlin, dirigida por Daniel Barenboim.
Fonte: Bravo! Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário