domingo, julho 15, 2007

Mostra de arte islâmica em Londres

13/07/2007 - 18h16

Londres inaugura mostra de arte islâmica de coleção privada neste sábado


da France Presse, em Londres

Londres se prepara para abrir ao público uma das maiores mostras nos últimos tempos de uma coleção privada de arte islâmica. Com direito a discursos do Príncipe Chalers e do Aga Khan, a exposição traz objetos reunidos pela Aga Khan Development Network. O título de Aga Khan é hereditário e é uma espécie de líder espiritual e geral do Islã.

A exibição, a ser aberta ao público neste sábado (14) no Centro Ismaili, a alguns passos do Museu Nacional britânico de Arte e Desenho (Victoria and Albert Museum), inclui pergaminhos do Corão, cerâmica, jóias, tecidos e poemas compostos entre os séculos 8 e 9 em uma região ampliada do sul da Espanha passando pela China e a Indonésia. Ao total, são 165 itens de arte islâmica.

"A arte e a cultura nos falam além das divisões sectárias. Se um objeto é belo, não precisa ser rotulado, não deve ser visto em primeiro lugar se cristão, hebreu ou muçulmano, ou se faz parte da tradição xiita ou sunita", disse Alnoor J. Merchant, curador da exposição.

"A linguagem da arte supera todas as fronteiras", afirmou o curador da mostra intitulada "Spirit & Life" (Espírito e Vida, em tradução livre).

"A poesia e a literatura também são universais, precisando apenas ser traduzidas", disse o curador.

A exposição mostra como o amor erótico, a música e a dança, estiveram sempre muito arraigados no mundo islâmico.

Merchant afirmou que os objetos apresentados na exposição no Centro Ismaili representam apenas entre 15% ou 20% da coleção de Aga Khan --uma das mais importantes coleções privadas da arte islâmica do mundo.

A coleção está armazenada em Londres e Genebra, esperando a inauguração em 2010 de um museu em Toronto, no Canadá, que está sendo construído para acolhê-la de forma permanente.

Nenhum comentário: