Brian De Palma mostra os pecados da guerra do Iraque em "Redacted"
Da Redação UOL
Depois de causar furor no último Festival de Veneza, "Redacted", filme de Brian de Palma que mostra os horrores da guerra do Iraque, é exibido nesta segunda-feira na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
O projeto começou quando De Palma ("Os Intocáveis", "Dália Negra") foi procurado por um representante da produtora HDNet Films com a proposta de desenvolver um filme de US$ 5 milhões sobre qualquer tema, desde que realizado em vídeo digital de alta definição.
Pouco depois, o cineasta tomou conhecimento de um incidente da Guerra do Iraque em que soldados americanos de um posto de controle estupraram uma garota de 14 anos, massacraram sua família, atiraram no rosto dela e incendiaram seu corpo. Ao investigar o caso na internet, o cineasta encontrou vídeos amadores sobre a guerra em blogs de soldados, no YouTube e em sites diversos.
Decidiu, então, transformar o caso do massacre no filme ficcional "Redacted", reproduzindo os meios de captação e reprodução da imagem digital hoje: diários filmados, documentários amadores, câmeras de vigilância, testemunhos online. O resultado é um dos filmes mais urgentes e impactantes do cinema recente, que merece ser conferido na Mostra.
quarta-feira, outubro 31, 2007
Assinar:
Postagens (Atom)